top of page
< Back

Ema Murta

Instrutora de Qigong Terapêutico

Image-empty-state_edited.png

​Como um sábio ditado chinês diz "O mestre aparece quando o aluno está pronto para aprender "... Pois bem, isso aconteceu-me há dez anos atrás.



Quando, por mero acaso, me deparei com o Chi Kung (Qi Gong), senti-me como Alice a entrar no Mundo das Maravilhas. Um universo repleto de conceitos incomuns para alguém não familiarizado com a Medicina Chinesa. Mas tal como as personagens que Alice vai encontrando, tudo nesta prática energética tem um significado e um porquê. Esta arte é o desenhar de um percurso intenso em direção ao autoconhecimento a todos os níveis - físico, mental e espiritual. Através do Chi Kung o nosso binómio corpo-mente funciona como um todo, e ousamos ir mais além, desafiando as nossas próprias barreiras, incluindo a da felicidade.

Por vicissitudes da vida, apenas comecei a tirar o curso de Instrutores de Chi Kung terapêutico (na Escola de Medicina Tradicional Chinesa, em Lisboa), passados cinco desses anos. Simultaneamente, comecei a assistir diariamente, a aulas online de Zhineng Chi Kung (o Chi Kung da cura), ao qual me dedico de corpo e alma. Assisti também a três retiros de Zhineng Chi Kung, leccionando nas minhas sessões, em especial a técnica básica nº1: elevar e verter o qi (Peng Qi Guan Ding Fa).



Adicionalmente, possuo formação em vários Sistemas de Movimentos do Chi Kung: os 15 movimentos da alegria (WUDANG), a palma dos 5 elementos (WU XING ZHANG), os cinco animais (Wi Qin Xi)..



Não imagino o meu dia-a-dia sem esta prática, não sendo sequer capaz de me recordar como tudo era antes. A prática de Chi Kung está completamente integrada em todos os momentos do meu dia. Quando me quero acalmar, quando quero ficar mais ativa, quando quero dormir...pratico alguns movimentos específicos para tal. É possível adequar os movimentos a qualquer condição física, podendo estes ser executados em pé, sentados ou mesmo deitados. Por essas e por outras infinitas razões, o Chi Kung não se cinge à "sala de aula". Transpondo o estatuto de atividade física, tornar-se um modo de viver!



Nas sessões que oriento, o principal objetivo é trazer os participantes para o aqui e agora, como se nada mais tivesse qualquer importância durante estes momentos partilhados. Pretendo desbloquear o fluxo de energia (QI), fazendo-a circular por todo o corpo; e assim, permitir a criação de um campo de energia entre os presentes. Para atingir estes objetivos, em cada sessão recorremos à execução de um, dos numerosos, sistemas de movimentos (ou parte...) e uma, das variadas, técnicas de relaxamento.

Vem experimentar!!Com os meus conhecimentos, a minha prática, e toda a minha dedicação, espero conseguir proporcionar uma experiência enriquecedora!

bottom of page